Procura explorar o conceito de ministério numa perspetiva holística entendida pessoalmente, analisando estratégias práticas para o desenvolvimento de um estilo de vida ministerial.

O currículo desta disciplina divide-se em quatro grandes perguntas: (1) Com quem posso compartilhar? (2) O que dizer? (3) Como discipular? (4) Como reproduzir discípulos? Ao longo do semestre os alunos serão equipados com ferramentas simples e reproduzíveis que poderão ajudá-lo a abordar não cristãos, levá-los a Cristo, discipular estes novos convertidos e equipá-los para que eles repitam o processo com outros.

Esta disciplina visa estimular o aluno na identificação das características do processo de comunicação da comunidade evangélica portuguesa com o meio social em que se integram suas implicações teológicas, sociais e técnicas, de forma a que possa desenvolver modelos práticos de comunicação relevante, no seu ministério ou executivo – um comunicador com uma perspetiva cristã.

O propósito da disciplina é desenvolver uma visão bíblica globalizada do ministério pastoral nas suas diferentes vertentes e áreas; dar subsídios para que o aluno, consciente dos seus dons, da sua visão e sentido de propósito, e das exigências da obra do ministério, formule a sua filosofia pessoal do ministério pastoral. No final do semestre, o aluno deverá: conhecer e saber descrever as expectativas e os requisitos bíblicos para o desenvolvimento do seu ministério; estar equipado para ser bem-sucedido na correção dos defeitos mais sérios da sua personalidade como ministro do evangelho; estar equipado para ser bem-sucedido no seu relacionamento com igrejas, colegas, crentes e não crentes em geral.