Esta disciplina visa abrir os horizontes do aluno e leitor do Novo Testamento para o sentido e conteúdo de cada livro e introduzir a informação histórica, geográfica, cultural e autoral necessária a uma compreensão contextualizada do Novo Testamento.

Um panorama histórico, bíblico-teológico do plano e mensagem bíblicos da redenção e as suas implicações para a igreja e o mundo hoje.

Esta disciplina pretende levar o aluno ao conhecimento da literatura e da teologia presente nos Evangelhos Sinópticos, em João e no livro de Atos, a fim de que as aplique corretamente no seu ministério, tendo como paradigma o modelo supremo de Jesus e a aplicação dos apóstolos, sob a ação do Espírito Santo.

Esta disciplina aborda o mundo bíblico, com incidência especial no que tange ao povo judeu, como exposto no Velho Testamento, simultaneamente transmitindo ao aluno conhecimentos históricos, políticos, geográficos e sociais acerca de Israel e dos povos que interagem com a nação israelita, dando ao aluno uma panorâmica abrangente do Velho Testamento.